Direitos de Aprendizagem

Brincar Expressar Conviver Participar

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

Qual criança não tem a curiosidade de saber mais sobre o início das coisas? Quase todas, não é! Cada povo no mundo tem seu jeitinho de contar. No continente africano, são contadas muitas histórias que explicam para as crianças, homens e mulheres de todas as idades o surgimento do mundo e dos seres que por aqui vivem. E para tentar responder a esta grande dúvida que invade a imaginação das crianças é que Vovó Cici de Oxalá e a Kemla Baptista trazem cantigas, histórias, boas conversas e o convite para brincar com um saquinho mágico.

Neste Programa você vai encontrar:

Neste programa você vai encontrar
BNCC História Saquinho Mágico
Direito de Aprendizagem Brincar
Conhecer-se
Conviver
Participar
Explorar
Brincar
Expressar
Participar
Campos de Experiência · O eu, o outro e o nós
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
· Corpos, Gestos e Movimentos
· O eu, o outro e o nós
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

História:

Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:


•    Quem conhece outra história de criação do mundo e das pessoas? 
•    Você tem um saco da criação? O que tem dentro dele?
•    Se você fosse criar o mundo, ele seria igual ou diferente do que é?
•    E pra você, quem criou o mundo e as pessoas?
 

Saquinhos da Criação:

Vovó Cici nos fala sobre um saquinho mágico... Você já imaginou que beleza seria ter um saquinho desses? O que você faria?
0 a 3 anos – Pintura em tecido – Tinta, tecido e dedo! Sim, uma pintura de dedo em tecido que pode se transformar em saquinhos... O que acha?
4 e 5 anos – Fazendo arte – Preparar seu saco mágico da criação! Pode escrever seu nome com canetinha, pode pintar de pincel, fazer colagem... Deixe seu saquinho personalizado!
6 a 8 anos – Saquinhos mágicos – Que tal fazer uma pesquisa dos nomes de família! Uma árvore genealógica e pegar o gancho do pote de sabedoria para contar a história de três gerações -  mãe, vó, bisa, tata (se a criança não tiver contato com a família, como ela imagina que eram os familiares que nasceram antes dela?)