Direitos de Aprendizagem
Brincar ParticiparCampos de Experiência
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Traços, Sons, Cores e Formas Corpos, Gestos e MovimentosNeste episódio do Deixa que eu Conto, Luíz, Hillary e Ian vão contar a história de um Reino Colorido que fi cava em cima da montanha. Vamos conhecer um pouco sobre o sentido da visão, aprender a fazer um fantoche de meia e cantar a música “Tum Pá” com o Grupo Barbatuques.
Neste Programa você vai encontrar:
BNCC | História | Entrevista | Meu corpo Minha casa |
Música |
---|---|---|---|---|
Direito de Aprendizagem | Brincar Conviver |
Brincar Explorar Participar |
Brincar Conhecer-se Explorar Participar |
Brincar Expressar Participar |
Campos de Experiência | • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Traços, Sons, Cores e Formas |
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Corpos, Gestos e Movimentos |
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Corpos, Gestos e Movimentos |
• O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações • Traços, Sons, Cores e Formas • Corpos, Gestos e Movimentos |
História:
Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infi nidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
• Você sabe quais são as cores do arco-íris?
• Qual é sua cor preferida? • Você já foi num lugar cheio de fl ores coloridas?
• Sua casa ou sua escola tem algum vaso de fl or?
• Que objetos de cor azul existem na sua casa?
• Sabe o que é ou já ouviu falar em cromoterapia?
Música:
A música é dos Barbatuques e chama-se “Tum Pá”. Que tal dançar com as crianças?
• 0 a 3 Anos – Dançando no ritmo – Convidar as crianças para dançar no ritmo da música.
• 4 e 5 Anos – Imitando a letra – Ouvir a música com as crianças e dançar conforme a letra... Mão na perna – todo mundo coloca a mão na perna e assim por diante.
• 6 a 8 Anos – Desenhar a música – Em duplas, as crianças podem desenhar o que entenderam ou a parte que mais gostaram da música.