Direitos de Aprendizagem
Brincar ParticiparCampos de Experiência
O eu, o outro e o nós Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Corpos, Gestos e MovimentosNeste Programa você vai encontrar:
BNCC | História | Música |
---|---|---|
Direito de Aprendizagem | Brincar Conhecer Conviver |
Brincar Expressar Participar |
Campos de Experiência | • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Corpos, Gestos e Movimentos |
• O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Traços, Sons, Cores e Formas |
História:
Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a
• Aprendeu algo que não sabia sobre a floresta?
• O que você conhece que é feito de látex ou borracha?
• Por que a floresta em pé é importante?
• A cidade em que você mora fica perto ou longe da floresta? Você gosta da natureza? Por quê?
Experiências:
• 0 a 3 Anos – Batata quente – Em roda, os bebês devem passar um objeto de mão em mão, enquanto um colega fora da roda e de olhos fechados canta “Batata quente, quente, quente, queimou!”. O bebê que canta pode demorar mais ou menos para cantar “queimou!”.
• 4 e 5 Anos – Desenhar com os pés – No tanque de areia ou em uma vasilha larga e rasa, desafiar as crianças a desenharem usando os pés.
• 6 a 8 Anos – Criar fantasias – Disponibilizar materiais para que as crianças criem fantasias diversas de bichos para dramatizar a história ouvida.