Direitos de Aprendizagem

Expressar Conhecer-se

Campos de Experiência

Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

Mafuane Oliveira e Samara Rosa, a dupla eco-consciente, convidaram Giselda Perê para narrar histórias da natureza que cura. No programa ainda tem muita informação, pois saberemos quais são as plantas mais usadas para substituir o uso do remédio que vende na farmácia no estado do Pará. Tem música boa também! Vamos juntos, vai ser pura diversão!

Neste Programa você vai encontrar:

Neste Programa você vai encontrar:
BNCC História Fala Maninha! Eco-Versos Eco-Mundo Eco-Letramento
Direito de Aprendizagem Conhecer-se
Conviver
Conhecer-se
Explorar
Brincar
Expressar
Conhecer-se
Explorar
Brincar
Expressar
Campos de Experiência • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
• Traços, Sons, Cores e Formas
• Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Corpos, Gestos e Movimentos
• Traços, Sons, Cores e Formas
• Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Corpos, Gestos e Movimentos

História:

Além de muito divertida, essa história pode incentivar que as crianças de 0 a 8 anos conversem e realizem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que as ajudem a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
 

•    Você já tomou algum chá de uma planta medicinal? Qual? O que você estava sentindo?
•    Por que é importante preservar as florestas e os habitats naturais onde crescem as plantas medicinais?
•    Como podemos cultivar nossas próprias plantas medicinais em casa? E o que precisamos fazer para cuidar bem delas?
•    Quais são as formas de usar plantas medicinais de maneira sustentável para que elas continuem disponíveis no futuro?
 

Eco-Letramento :

Vamos cantar e dançar com “Cipó de Miroró”? Prepare a música e solte o som!
 

• 0 a 3 Anos – Preparando chás: em roda, levar para que os bebês experimentem tocar e cheirar algumas ervas aromáticas como alecrim e hortelã. Depois, façam um chá e experimentem.
• 4 e 5 Anos – Quadro natureza: levar algumas plantas medicinais para que as crianças explorem. Depois, posicionar a planta sobre uma superfície lisa, pode ser um plástico forrado na mesa, e orientar que as crianças passem um rolo com tinta guache sobre a planta. Cuidado com o excesso de tinta! Em seguida, colocar a planta sobre uma folha de papel branca e posicionar uma outra folha por cima, fazendo assim a impressão daquela planta na folha superior. Após a impressão secar, fazer uma moldura com as crianças para fazer um quadro.
• 6 a 8 Anos – Conhecendo mais plantas medicinais: em roda, levar fotos das plantas medicinais citadas no podcast e de outras para que as crianças conheçam suas imagens. Preparar cartões a respeito de como essas plantas são utilizadas e associar cada uma delas aos seus benefícios. Depois, imagens e textos podem se tornar um jogo da memória.