Direitos de Aprendizagem

Brincar Conhecer-se Conviver

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Corpos, Gestos e Movimentos

Neste episódio, Vovó Cici de Oxalá e Kemla Baptista conversam sobre a beleza que existe nas diferenças. Através da história “O menino mais bonito do mundo” conhecemos um pouco da mitologia sobre o orixá Omolu.

Neste Programa você vai encontrar:

BNCC História Respeito às diferenças
Direito de Aprendizagem Brincar
Conhecer-se
Conviver
Brincar
Conhecer-se
Expressar
Campos de Experiência · O eu, o outro e o nós
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Corpos, Gestos e Movimentos
· O eu, o outro e o nós
· Corpos, Gestos e Movimentos

História:

Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:

•    Como você é? Você se acha parecido com alguém?
•    Conhece alguém que ficou doente? Algum amigo que teve Covid-19 ou outra doença?
•    Será que um bebê pode ficar sozinho? O que você acha?
•    Você já viu uma baleia? Sabe o que elas comem? Conhecem outras histórias que tenham  baleia? 
•    Fazer pipoca pra escutar a história!
 

Faz de Conta – Fundo do mar:

Faz de Conta – Fundo do mar – Uma brincadeira bem legal é um faz de conta do fundo do mar...
0 a 3 anos – Se eu fosse um peixinho – Usando bambolês, pneu ou até mesmo caixas, fazer um barco onde há um lugar para cada, e depois de todos acomodados, cantar com as crianças a música da Canoa Virou. Ir dizendo o nome de criança por criança na música!
4 e 5 anos – Faz de conta – Como será morar no fundo do mar? Uma possibilidade é transformar todo o ambiente da sala para parecer que é o fundo do mar. As crianças podem construir com caixas e papel craft algumas pedras e com fitas algumas algas. Quem é a baleia? E os peixes? Será que tem tubarão?! Pode ter pintura de rosto!
6 a 8 anos – Desenhando o fundo do mar – Conversar sobre o fundo do mar: quem já mergulhou e abriu os olhos pra ver como é? Quem nunca foi ao mar, mas imagina como é... Quais animais existem lá, como será que eles são? Propor que cada um faça um desenho do fundo do mar!