Direitos de Aprendizagem

Brincar Expressar Participar

Campos de Experiência

Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Corpos, Gestos e Movimentos

No programa de hoje, Andrea Soares e Leandro Medina vão contar a história de dois meninos que foram visitar a casa de um tio na Ilha de Marajó, onde aconteceram coisas incríveis. Vamos conhecer a castanha do Brasil, um dos frutos típicos da Amazônia, vamos ouvir uma tempestade da floresta e brincar de construir um telefone com copos de plástico. Ah, ainda tem o arapapá, o passarinho mais curioso da floresta.

Neste Programa você vai encontrar:

Neste programa você vai encontrar
BNCC História Curiosidade
Alimentos da Floresta
Silêncio
Temporal na Amazônia
Brincadeira
Telefone de iogurte
Personagens
Arapapá
Direito de Aprendizagem Brincar
Expressar
Conviver
Brincar
Expressar
Participar
Brincar
Participar
Explorar
Brincar
Expressar
Participar
Brincar
Conviver
Participar
Campos de Experiência · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
· Corpos, Gestos e Movimentos
· O eu, o outro e o nós
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
· Corpos, Gestos e Movimentos
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Traços, Sons, Cores e Formas
· Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Traços, Sons, Cores e Formas
· Corpos, Gestos e Movimentos
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
· Corpos, Gestos e Movimentos

História:

Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:

•    Você já viajou de barco?
•    Conhece alguma curiosidade sobre o boto?
•    Sabe o que é um cientista? O que ele faz?
•    Já comeu açaí?
•    Vamos subir em uma árvore? 
•    Ampliando o vocabulário: extrativismo.

Brincadeira:

Telefone de iogurte – Que tal construir um telefone de iogurte? A Andrea fala passo a passo como fazer um.
0 a 3 anos – Telefone de iogurte – Antes de fazer os telefones de iogurte, as crianças podem pintar com tinta guache e pincel. Assim, cada telefone terá uma pintura linda!  
4 e 5 anos – Telefone de iogurte - Contando um segredo - Que tal fazer o telefone de iogurte para contar um segredo para o colega? 
6 a 8 anos – Telefone de lata – Com a mesma ideia do telefone de iogurte, ele pode ser feito com lata. Mas aí as crianças precisam lixar bem a lata pra não correr nenhum perigo!