Direitos de Aprendizagem
Brincar Expressar ParticiparCampos de Experiência
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Corpos, Gestos e MovimentosNo programa de hoje, Andrea Soares e Leandro Medina vão contar a história de dois meninos que foram visitar a casa de um tio na Ilha de Marajó, onde aconteceram coisas incríveis. Vamos conhecer a castanha do Brasil, um dos frutos típicos da Amazônia, vamos ouvir uma tempestade da floresta e brincar de construir um telefone com copos de plástico. Ah, ainda tem o arapapá, o passarinho mais curioso da floresta.
Neste Programa você vai encontrar:
BNCC | História | Curiosidade Alimentos da Floresta |
Silêncio Temporal na Amazônia |
Brincadeira Telefone de iogurte |
Personagens Arapapá |
---|---|---|---|---|---|
Direito de Aprendizagem | Brincar Expressar Conviver |
Brincar Expressar Participar |
Brincar Participar Explorar |
Brincar Expressar Participar |
Brincar Conviver Participar |
Campos de Experiência | · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações · Corpos, Gestos e Movimentos |
· O eu, o outro e o nós · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações · Corpos, Gestos e Movimentos |
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Traços, Sons, Cores e Formas · Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações |
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Traços, Sons, Cores e Formas · Corpos, Gestos e Movimentos |
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações · Corpos, Gestos e Movimentos |
História:
Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
• Você já viajou de barco?
• Conhece alguma curiosidade sobre o boto?
• Sabe o que é um cientista? O que ele faz?
• Já comeu açaí?
• Vamos subir em uma árvore?
• Ampliando o vocabulário: extrativismo.
Brincadeira:
Telefone de iogurte – Que tal construir um telefone de iogurte? A Andrea fala passo a passo como fazer um.
0 a 3 anos – Telefone de iogurte – Antes de fazer os telefones de iogurte, as crianças podem pintar com tinta guache e pincel. Assim, cada telefone terá uma pintura linda!
4 e 5 anos – Telefone de iogurte - Contando um segredo - Que tal fazer o telefone de iogurte para contar um segredo para o colega?
6 a 8 anos – Telefone de lata – Com a mesma ideia do telefone de iogurte, ele pode ser feito com lata. Mas aí as crianças precisam lixar bem a lata pra não correr nenhum perigo!