Direitos de Aprendizagem
Brincar Conviver ExplorarCampos de Experiência
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Corpos, Gestos e MovimentosNo Deixa que eu Conto de hoje, embarcaremos até a aldeia dos índios Sateré Mawé pra contar a história de como surgiu o açaí, uma das frutas mais conhecidas da Amazônia. Tem também curiosidades sobre as palavras pipoca e mandioca, uma brincadeira muito divertida e o Arapapá, o passarinho mais curioso da floresta.
Neste Programa você vai encontrar:
BNCC | História | Comida Indígena Mani | Vocabulário Língua tupi Mandioca |
Personagens Arapapá Alimentação Saudável |
Música Pipoca |
---|---|---|---|---|---|
Direito de Aprendizagem | Brincar Explorar |
Brincar Conhecer-se Conviver |
Brincar Conhecer-se Conviver Explorar |
Brincar Expressar Conviver |
Brincar Expressar Participar |
Campos de Experiência | · O eu, o outro e o nós · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Corpos, Gestos e Movimentos |
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Traços, Sons, Cores e Formas · Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações |
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações |
· O eu, o outro e o nós · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Corpos, Gestos e Movimentos |
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Traços, Sons, Cores e Formas · Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações · Corpos, Gestos e Movimentos |
História:
Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
• Será que os homens hoje cumprem o combinado de cuidar e respeitar a natureza? E você, cuida e respeita a natureza? Quais atitudes de cuidado com a natureza podemos ter no nosso dia a dia?
• Como você descreveria a beleza de Yacy? Você sabe qual a cor da pele que os índios costumam ter? A cor dos seus cabelos e olhos?
• E açaí, você já comeu? Que gosto tem? É doce ou azedo? Como é essa frutinha? Qual o seu tamanho?
Música:
Pipoca – Neste programa a pipoca tem destaque! A música Pipoca pode nos dar muitas ideias de atividades!
0 a 3 anos- Dançando igual pipoca – Propor que as crianças dancem como pipoca! Pode colocar a própria música da pipoca e outras em outros ritmos!
4 e 5 anos– Pipocando com a turma – Que tal fazer pipoca com as crianças? Tem um pipoqueiro na frente da escola? Será que ele pode conversar um pouco sobre pipoca com as crianças? Como será que descobriram que esquentando o milho pularia uma pipoca?
6 a 8 anos– Pesquisa sobre a pipoca – Uma atividade possível é uma pesquisa com as crianças sobre a pipoca.