Direitos de Aprendizagem

Brincar Conhecer-se Conviver Explorar

Campos de Experiência

Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Corpos, Gestos e Movimentos

Neste episódio do Deixa que eu Conto, Luís, Hillary e Ian vão contar a história de uma menina cega chamada Jussara e da fl oresta onde morava um lobo. Vamos conhecer um pouco sobre o sentido do paladar, saber como as formigas se organizam no formigueiro e cantar a música “Cuidado”, da Banda Mirim.

Neste Programa você vai encontrar:

Neste programa você vai encontrar
BNCC História Guia da Natureza Meu corpo
Minha casa
Música
Direito de Aprendizagem Brincar
Conhecer-se
Conviver
Brincar
Conviver
Explorar
Brincar
Conhecer-se
Explorar
Brincar
Explorar
Participar
Campos de Experiência • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Corpos, Gestos e Movimentos
• O eu, o outro e o nós
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
• Corpos, Gestos e Movimentos
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Traços, Sons, Cores e Formas
• Corpos, Gestos e Movimentos

História:

Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infi nidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:

• Será que a mãe da menina fi cou brava com ela?

• O lobo gostou tanto da música que a menina cantava! E você, tem alguma música que te distrai?

• De todas as coisas do mundo, o que faz seus pensamentos voarem?

• Você conhece alguma pessoa com defi ciência visual?

• Já esteve em algum lugar parecido com uma fl oresta?

• Qual é o seu maior medo?

Música:

Em alguns podcasts o quadro Guia da Natureza trouxe curiosidades sobre a natureza e na sua Unidade de Educação Infantil? As crianças estão em contato com a natureza?

• 0 a 3 Anos – Brincando na natureza – cheiros, folhas, gravetos, fl ores, sabores....tudo é novidade, é descoberta, organizar espaços na área externa (quando houver) e/ou na própria sala de referência?

• 4 e 5 Anos – Curiosidades sobre animais – Convide as crianças a trazerem curiosidades sobre animais que gostem para compartilhar em uma roda de conversa.

• 6 a 8 Anos – Descobrindo a natureza na cidade – Que tal fazer um levantamento com as crianças sobre natureza, ecologia...será que na sua cidade tem um parque? E perto da escola tem árvores? Você sabe subir?