Direitos de Aprendizagem
Brincar Conhecer-se Conviver ExplorarCampos de Experiência
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Corpos, Gestos e MovimentosNeste episódio do Deixa que eu Conto, Luís, Hillary e Ian vão contar a história de uma menina cega chamada Jussara e da fl oresta onde morava um lobo. Vamos conhecer um pouco sobre o sentido do paladar, saber como as formigas se organizam no formigueiro e cantar a música “Cuidado”, da Banda Mirim.
Neste Programa você vai encontrar:
BNCC | História | Guia da Natureza | Meu corpo Minha casa |
Música |
---|---|---|---|---|
Direito de Aprendizagem | Brincar Conhecer-se Conviver |
Brincar Conviver Explorar |
Brincar Conhecer-se Explorar |
Brincar Explorar Participar |
Campos de Experiência | • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Corpos, Gestos e Movimentos |
• O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações |
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações • Corpos, Gestos e Movimentos |
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Traços, Sons, Cores e Formas • Corpos, Gestos e Movimentos |
História:
Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infi nidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
• Será que a mãe da menina fi cou brava com ela?
• O lobo gostou tanto da música que a menina cantava! E você, tem alguma música que te distrai?
• De todas as coisas do mundo, o que faz seus pensamentos voarem?
• Você conhece alguma pessoa com defi ciência visual?
• Já esteve em algum lugar parecido com uma fl oresta?
• Qual é o seu maior medo?
Música:
Em alguns podcasts o quadro Guia da Natureza trouxe curiosidades sobre a natureza e na sua Unidade de Educação Infantil? As crianças estão em contato com a natureza?
• 0 a 3 Anos – Brincando na natureza – cheiros, folhas, gravetos, fl ores, sabores....tudo é novidade, é descoberta, organizar espaços na área externa (quando houver) e/ou na própria sala de referência?
• 4 e 5 Anos – Curiosidades sobre animais – Convide as crianças a trazerem curiosidades sobre animais que gostem para compartilhar em uma roda de conversa.
• 6 a 8 Anos – Descobrindo a natureza na cidade – Que tal fazer um levantamento com as crianças sobre natureza, ecologia...será que na sua cidade tem um parque? E perto da escola tem árvores? Você sabe subir?