Direitos de Aprendizagem
Brincar Expressar Conhecer-se Conviver ExplorarCampos de Experiência
O eu, o outro e o nós Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Corpos, Gestos e MovimentosNeste Programa você vai encontrar:
BNCC | História |
---|---|
Direito de Aprendizagem | Brincar Explorar Participar |
Campos de Experiência | • O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Corpos, Gestos e Movimentos |
História:
Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
• Qual é o seu maior medo? Você tem esse medo desde pequeno?
• Você já venceu algum medo? Se sim, quem te ajudou a vencê-lo?
• Você já viu ou foi a um rio? Lembra o nome dele?
• Já te deram uma dica ruim igual a que o macaco deu pra onça? Qual foi?
• Para você, qual bicho é mais cheiroso?
Experiências:
• 0 a 3 Anos – Cheiro de bebê – Pedir que os bebês se cheirem, cheirem produtos não nocivos que se encontram em sua sala e converse sobre as diferenças dos cheiros.
• 4 e 5 Anos – Transformar-se em bicho – Proponha que cada criança mergulhe no rio imaginário e se transforme em um bicho, sendo que elas devem imitar o animal em que se transformaram.
• 6 a 8 Anos – Criar perfume – Vamos ajudar a dona Onça? Pedir que as crianças recortem imagens de jornais, revistas, encartes de supermercado e outros materiais e colem elementos que farão parte da composição de um perfume para a dona Onça