Direitos de Aprendizagem
Brincar Expressar ConviverCampos de Experiência
O eu, o outro e o nós Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Corpos, Gestos e MovimentosNeste episódio do Deixa que eu Conto, Luíz, Hillary e Ian vão contar a história de um jardim maravilhoso que pertencia a um gigante mal-humorado. Vamos conhecer o signifi cado da palavra capacitismo e saber um pouco mais sobre a migração dos patos. E você também vai ouvir a música “Se Eu Fosse”, do Grupo Tiquequê.
Neste Programa você vai encontrar:
BNCC | História | Cidade dos Sonhos | Guia da Natureza | Brincadeira | Música | Pé de Palavra |
---|---|---|---|---|---|---|
Direito de Aprendizagem | Brincar Conviver Explorar |
Brincar Expressar |
Brincar Expressar Participar |
Brincar Conhecer-se Expressar Conviver Explorar Participar |
Brincar Explorar |
Brincar Conhecer-se Conviver Participar |
Campos de Experiência | • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Corpos, Gestos e Movimentos |
• O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação |
• O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Corpos, Gestos e Movimentos |
• O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Corpos, Gestos e Movimentos |
• O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Corpos, Gestos e Movimentos |
• O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações • Traços, Sons, Cores e Formas • Corpos, Gestos e Movimentos |
História:
Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infi nidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
• Você conhece um jardim igual ao da história?
• Com quais brincadeiras você costuma brincar com seus amigos?
• Qual sua brincadeira preferida?
• Você conhece alguém muito grande, que possa parecer um gigante?
• Já se imaginou gigante?
Música:
Essa música traz um monte de nomes de animais, assim, pode ser divertido:
• 0 a 3 Anos – Imitar os animais da música – Escutar a música com as crianças e ir imitando cada bicho citado.
• 4 e 5 Anos – Bichos e plantas – Fazer um levantamento com as crianças de quem tem bichos ou plantas em casa, e elas podem desenhar os animais e as plantinhas.
• 6 a 8 Anos – Dicionário dos animais – Fazer com as crianças um dicionário dos animais da música.