Direitos de Aprendizagem

Brincar Participar

Campos de Experiência

Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Traços, Sons, Cores e Formas Corpos, Gestos e Movimentos

Neste episódio do Deixa que eu Conto, Luíz, Hillary e Ian vão contar a história de um Reino Colorido que fi cava em cima da montanha. Vamos conhecer um pouco sobre o sentido da visão, aprender a fazer um fantoche de meia e cantar a música “Tum Pá” com o Grupo Barbatuques.

Neste Programa você vai encontrar:

Neste programa você vai encontrar
BNCC História Entrevista Meu corpo
Minha casa
Música
Direito de Aprendizagem Brincar
Conviver
Brincar
Explorar
Participar
Brincar
Conhecer-se
Explorar
Participar
Brincar
Expressar
Participar
Campos de Experiência • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Traços, Sons, Cores e Formas
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Corpos, Gestos e Movimentos
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Corpos, Gestos e Movimentos
• O eu, o outro e o nós
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
• Traços, Sons, Cores e Formas
• Corpos, Gestos e Movimentos

História:

Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infi nidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:

• Você sabe quais são as cores do arco-íris?

• Qual é sua cor preferida? • Você já foi num lugar cheio de fl ores coloridas?

• Sua casa ou sua escola tem algum vaso de fl or?

• Que objetos de cor azul existem na sua casa?

• Sabe o que é ou já ouviu falar em cromoterapia?

Música:

A música é dos Barbatuques e chama-se “Tum Pá”. Que tal dançar com as crianças?

• 0 a 3 Anos – Dançando no ritmo – Convidar as crianças para dançar no ritmo da música.

• 4 e 5 Anos – Imitando a letra – Ouvir a música com as crianças e dançar conforme a letra... Mão na perna – todo mundo coloca a mão na perna e assim por diante.

• 6 a 8 Anos – Desenhar a música – Em duplas, as crianças podem desenhar o que entenderam ou a parte que mais gostaram da música.