Direitos de Aprendizagem
Brincar Expressar ExplorarCampos de Experiência
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Corpos, Gestos e MovimentosNeste Programa você vai encontrar:
BNCC | História | Dança |
---|---|---|
Direito de Aprendizagem | Brincar Expressar Conhecer-se Conviver Explorar |
Brincar Expressar |
Campos de Experiência | • O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Traços, Sons, Cores e Formas • Corpos, Gestos e Movimentos |
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Corpos, Gestos e Movimentos |
História:
Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
• Você tem medo de sapo ou perereca?
• Será que o sapo tem medo d’água de verdade?
• Imitar um sapo.
• Cantar uma música sobre sapo ou com som de sapo.
• Ampliando o vocabulário: você conhece a palavra TRELOSO?
Experiências:
• 0 a 3 Anos – Conhecer mais sobre os sapos – Apresentar o sapo e suas principais características, entre elas, citar que os sapos têm o corpo geladinho e deixar que os bebês manipulem uma pedra de gelo ou um objeto que foi resfriado na geladeira e chamar a atenção de que o nosso corpo é quentinho.
• 4 e 5 Anos – Cozinhar pratos exóticos – Os meninos trelosos disseram que iriam cozinhar o sapo, porém, não podemos comê-los, pois possuem glândulas de veneno em seu corpo. Contudo, é possível comer rãs, prato muito comum na culinária francesa. Criar coletivamente com as crianças uma receita com rãs.
• 6 a 8 Anos – Roda de conversa – Os irmãos irritaram muito o sapo, então, perguntar às crianças o que elas fazem quando alguém as irrita, como lidam com mal-criações e malvadezas.