Direitos de Aprendizagem

Brincar Expressar Explorar

Campos de Experiência

Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Corpos, Gestos e Movimentos

Neste Programa você vai encontrar:

Neste programa você vai encontrar
BNCC História Dança
Direito de Aprendizagem Brincar
Expressar
Conhecer-se
Conviver
Explorar
Brincar
Expressar
Campos de Experiência • O eu, o outro e o nós
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Traços, Sons, Cores e Formas
• Corpos, Gestos e Movimentos
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Corpos, Gestos e Movimentos

História:

Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:

• Você tem medo de sapo ou perereca?

• Será que o sapo tem medo d’água de verdade?

• Imitar um sapo.

• Cantar uma música sobre sapo ou com som de sapo.

• Ampliando o vocabulário: você conhece a palavra TRELOSO?

Experiências:

• 0 a 3 Anos – Conhecer mais sobre os sapos – Apresentar o sapo e suas principais características, entre elas, citar que os sapos têm o corpo geladinho e deixar que os bebês manipulem uma pedra de gelo ou um objeto que foi resfriado na geladeira e chamar a atenção de que o nosso corpo é quentinho.

• 4 e 5 Anos – Cozinhar pratos exóticos – Os meninos trelosos disseram que iriam cozinhar o sapo, porém, não podemos comê-los, pois possuem glândulas de veneno em seu corpo. Contudo, é possível comer rãs, prato muito comum na culinária francesa. Criar coletivamente com as crianças uma receita com rãs.

• 6 a 8 Anos – Roda de conversa – Os irmãos irritaram muito o sapo, então, perguntar às crianças o que elas fazem quando alguém as irrita, como lidam com mal-criações e malvadezas.