Direitos de Aprendizagem
Brincar Expressar ParticiparCampos de Experiência
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Traços, Sons, Cores e Formas Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e TransformaçõesNeste Programa você vai encontrar:
BNCC | História | Letra J | Trava-Línguas |
---|---|---|---|
Direito de Aprendizagem | Brincar Expressar |
Brincar Expressar Participar |
Brincar Expressar Participar |
Campos de Experiência | • O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação |
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Traços, Sons, Cores e Formas |
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Traços, Sons, Cores e Formas |
História:
Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
• De que materiais podem ser construídas as casas?
• Imitar um bode.
• Imitar uma onça.
• Você sabe que animais têm hábitos noturnos? Quem mais constrói casas/ninhos de noite?
• Será que bode e onça podem morar juntos? Por quê?
• Será que bode come cabrito? O que será que bode come?
Experiências:
• 0 a 3 Anos – Experimentando chás – Fazer chás com diferentes sabores, deixar que esfriem e organizar um momento de experimentação com os bebês.
• 4 e 5 Anos – Dividindo a casa – E se cada criança pudesse escolher um animal para dividir uma casa? Pedir que as crianças escolham um companheiro e expliquem os motivos da escolha.
• 6 a 8 Anos – Animais em extinção - Conversar com as crianças a respeito do que significa estar em extinção e quais animais já não existem mais.