Direitos de Aprendizagem
Brincar ParticiparCampos de Experiência
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e TransformaçõesNeste episódio, Kiara Terra conta uma história engraçadíssima e imprevisível sobre o começo e o fim de todas as coisas e depois convida Helena Ritto, atriz que dá vida à personagem Doroteia do programa Quintal da Cultura, para um divertido quintal de faz de conta com brincadeiras e perguntas. Até a própria Dorô vem brincar com a gente!
Neste Programa você vai encontrar:
BNCC | História | Entrevista Palavras pra Brincar - Doroteia |
---|---|---|
Direito de Aprendizagem | Brincar Participar Explorar |
Brincar Expressar Participar |
Campos de Experiência | · O eu, o outro e o nós · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações |
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Traços, Sons, Cores e Formas |
História:
Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
• Imitar um relógio com o corpo – não vale fazer barulho!
• Como você acredita que o mundo começou?
• Você sabe ver as horas em um relógio?
• O que você acha que é inevitável, inesperável e indesejado?
• O que você perguntaria para um sábio?
Palavra de Brincar - Entrevista:
A entrevista com Helena Ritto nos faz pensar sobre essa atividade essencial na Educação Infantil que é o desenho!
0 a 3 anos – Brincando com texturas - Organizar materiais de diferentes texturas para que as crianças possam brincar, manusear, sentir!
4 e 5 anos – Desenho com interferência - As crianças fazem um desenho livre, mas a folha que a professora entrega tem uma bolinha de algodão grudada... O que será que vai sair?
6 a 8 anos – Lista dos Desejos - Fazer com as crianças uma lista de desejos, e cada uma pode ir contando o seu maior desejo, e a professora vai anotando. Depois que todos falarem, as crianças escolhem um desejo que não é o seu para ilustrar .