Direitos de Aprendizagem
Brincar ParticiparCampos de Experiência
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e TransformaçõesNeste episódio, Kiara Terra conta uma história engraçadíssima e imprevisível sobre o começo e o fim de todas as coisas e depois convida Helena Ritto, atriz que dá vida à personagem Doroteia do programa Quintal da Cultura, para um divertido quintal de faz de conta com brincadeiras e perguntas. Até a própria Dorô vem brincar com a gente!
Neste Programa você vai encontrar:
| BNCC | História | Entrevista Palavras pra Brincar - Doroteia | 
|---|---|---|
| Direito de Aprendizagem | Brincar Participar Explorar | Brincar Expressar Participar | 
| Campos de Experiência | · O eu, o outro e o nós · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Traços, Sons, Cores e Formas | 
História:
Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
•    Imitar um relógio com o corpo – não vale fazer barulho!
•    Como você acredita que o mundo começou?
•    Você sabe ver as horas em um relógio?
•    O que você acha que é inevitável, inesperável e indesejado?
•    O que você perguntaria para um sábio?
 
Palavra de Brincar - Entrevista:
A entrevista com Helena Ritto nos faz pensar sobre essa atividade essencial na Educação Infantil que é o desenho!
0 a 3  anos – Brincando com texturas - Organizar materiais de diferentes texturas para que as crianças possam brincar, manusear, sentir!
4 e 5  anos – Desenho com interferência - As crianças fazem um desenho livre, mas a folha que a professora entrega tem uma bolinha de algodão grudada... O que será que vai sair?
6 a 8 anos – Lista dos Desejos - Fazer com as crianças uma lista de desejos, e cada uma pode ir contando o seu maior desejo, e a professora vai anotando. Depois que todos falarem, as crianças escolhem um desejo que não é o seu para ilustrar .
 
 
   
           
          