Direitos de Aprendizagem
Brincar Explorar ParticiparCampos de Experiência
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e TransformaçõesNeste Programa você vai encontrar:
BNCC | Trava-línguas | História |
---|---|---|
Direito de Aprendizagem | Brincar Expressar Participar |
Brincar Expressar Participar |
Campos de Experiência | • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Traços, Sons, Cores e Formas |
• O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações |
História:
Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
• Imitar um relógio com o corpo – não vale fazer barulho!
• Como você acredita que o mundo começou?
• Você sabe ver as horas em um relógio?
• O que você acha que é inevitável, inesperado e indesejado?
• O que você perguntaria para um sábio?
Experiências:
• 0 a 3 Anos – Brincar de baile – Contar para os bebês o que é um Baile de Gala, colocar uma música clássica e pedir que dancem no ritmo dela.
• 4 e 5 Anos – Ser estilista – Conversar com as crianças sobre o que é um Baile de Gala e como as pessoas se vestem. Chamar a atenção sobre a profissão do estilista que desenha roupas. Propor que cada uma crie e desenhe sua própria vestimenta para ir ao baile do rei.
• 6 a 8 Anos – Lista dos Desejos – O rei também consultou um sábio que lhe deu um conselho. Propor que as crianças inventem provérbios de sabedoria.