Direitos de Aprendizagem
Brincar ExpressarCampos de Experiência
O eu, o outro e o nós Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Corpos, Gestos e MovimentosNeste Programa você vai encontrar:
BNCC | História | Personagens Euzébio e Aurora |
---|---|---|
Direito de Aprendizagem | Brincar Conhecer-se Expressar Conviver |
Brincar Expressar Participar Explorar |
Campos de Experiência | • O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Corpos, Gestos e Movimentos |
• O eu, o outro e o nós • Corpos, Gestos e Movimentos |
História:
Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
• Quem tem medo de bicho-papão?
• Você é preguiçoso?
• O que mais gosta de fazer quando está em casa?
• Desenhar o Severino.
• Ampliando o vocabulário: você conhece a palavra PIRANGUEIRO?
Experiências:
Neste episódio, eles brincam de dança da laranja, então, não se esqueçam de colocar diversos estilos de música para essa atividade que pode ser realizada pelas crianças de diversas faixas etárias, de 0 a 8 anos.
• 0 a 3 Anos – Roda de conversa sobre o bicho-papão – Perguntar aos bebês se eles acreditam que o bicho-papão existe, perguntar como eles acham que ele é, explorar com eles suas hipóteses sobre a textura de sua pele ou pelo, por fim, leve diferentes objetos de texturas marcantes para tocarem e imaginarem o bicho-papão com cada uma delas, por exemplo, um bicho de pelúcia. Daí, perguntar: e se o bicho-papão fosse macio assim?
• 4 e 5 Anos – Construir uma página de enciclopédia em forma de cartaz sobre o bicho-papão – Conversar com as crianças sobre como imaginam ser um bicho-papão, sendo que elas devem descrever características como: tamanho, cor, peso, comida preferida, onde mora, como se parece etc. Organizar todas as informações em uma cartolina ou papel bobina em formato de texto enciclopédico.
• 6 a 8 Anos – Visitar a venda da dona Célia – Desenhar no quadro várias frutas que a dona Célia vende em sua banca e colocar um valor unitário. Em uma folha de papel, as crianças podem desenhar quantas frutas quiserem e somar o valor total correspondente. Incentivar que façam uma compra grande!