Direitos de Aprendizagem
Brincar Conviver ExplorarCampos de Experiência
O eu, o outro e o nós Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e TransformaçõesNeste episódio, Carol Levy apresenta a história A Lenda do Berço das Águas que conta sobre a importância do cerrado para as águas no Brasil. Vamos conhecer também a Dona Tarta, uma Tartaruga que tem mais de 100 anos, acredita?? Fique por aqui!
Neste Programa você vai encontrar:
BNCC | História | Personagens (Eusébio e Aurora) O que é um bioma? | Dicas de Dona Tarta |
---|---|---|---|
Direito de Aprendizagem | Brincar Conviver e Explorar |
Brincar Conviver e Explorar |
Brincar, Conhecer-se Conviver e Explorar |
Campos de Experiência | • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações • Corpos, Gestos e Movimentos |
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Traços, Sons, Cores e Formas • Corpos, Gestos e Movimentos |
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações |
História:
Além de muito divertida, essa história pode incentivar que as crianças de 0 a 8 anos conversem e realizem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que as ajudem a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
• Você conhece outras histórias sobre água?
• Conhece alguma nascente?
• De onde será que vem a água que usamos na escola?
• É possível reciclar a água?
• E qual é a parte da história que você acha mais importante?
Água na vida da gente!:
Que tal conversar com as crianças sobre a água?
• 0 a 3 Anos – Brincar de regar as plantas da creche: sair com os bebês para regar as plantas pelo espaço da creche. Tem plantinhas???
• 4 e 5 Anos – Como usamos a água no dia a dia?: Que tal fazer uma lista de como usamos a água no dia a dia?
• 6 a 8 Anos – Aprendizagens sobre o cerrado: escutando o podcast o que aprendemos sobre o cerrado? Quais são as hipóteses das crianças sobre o uso da água e sua importância para o planeta?