Direitos de Aprendizagem

Conhecer-se Conviver

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

Andrea Soares e Leandro Medina no programa de hoje nos levam para viajar de balão. Isso mesmo! De balão para sobrevoarmos a aldeia onde mora a menina indígena Teçá e conhecer um pouco da sua história em meio à floresta. Também vamos conhecer o ciclo do dia e da noite e conversar com a Mãe Terra, para sabermos como ela está se sentindo. O programa está bonito demais, vem ver!

Neste Programa você vai encontrar:

Neste Programa você vai encontrar:
BNCC História O Tempo das Coisas O Planeta está dodói Bora brincar? Hora da entrevista
Direito de Aprendizagem Brincar
Explorar
Conhecer-se
Conviver
Conhecer-se
Expressar
Brincar
Conviver
Conviver
Explorar
Campos de Experiência • O eu, o outro e o nós
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
• Corpos, Gestos e Movimentos
• O eu, o outro e o nós
• Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
• Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
• Corpos, Gestos e Movimentos
• O eu, o outro e o nós
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

História:

Além de muito divertida, essa história pode incentivar que as crianças de 0 a 8 anos conversem e realizem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que as ajudem a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
 

•    Você conhecia a expressão curumins e cunhatãs? Aí na sua cidade, como são chamados os meninos e as meninas?
•    Você já provou tucumã? Que gosto tem?
•    Como está o céu hoje? Que tal escutá-lo por uns instantes?
 

O Planeta está dodói:

Andrea e Leandro receberam uma carta do Planeta Terra, ou Mãe Terra. Ela nos contou que está ficando doente por conta do descuido do ser humano porque andam poluindo a terra, os rios, os mares, e os oceanos com lixo.
 

• 0 a 3 Anos – Agentes da limpeza: combinar com os bebês que eles são agentes da limpeza e por isso devem sempre colaborar com a limpeza da sala, evitando jogar lixo no chão.
• 4 e 5 Anos – Ação cata lixo: propor às crianças uma ação de recolhimento do lixo do pátio da instituição educativa e/ou do seu entorno. Providenciar luvas, sacos plásticos e outros materiais que achar necessários.
• 6 a 8 Anos – Carta resposta: escrever uma carta coletiva de volta para o Planeta Terra sobre como as crianças se sentiram em relação ao que ela disse.