Direitos de Aprendizagem

Conviver Explorar

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

Neste episódio, Mafuane Oliveira e Samara Rosa nos contarão a história da Amélia e do Bartolomeu, uma pequena abelha e um grande elefante se aventuram e reconhecem que as diferenças são importantes. Depois, ouvir um poema sobre a abelha e aprender uma variação da brincadeira de queimada. Vem ouvir!

Neste Programa você vai encontrar:

Neste Programa você vai encontrar:
BNCC História Eco-Mundo Fala Maninha! Eco-Versos Eco-Ideias Eco-Dicas
Direito de Aprendizagem Conhecer-se
Conviver
Conviver
Explorar
Conviver
Explorar
Brincar
Expressar
Brincar
Participar
Conviver
Participar
Campos de Experiência • O eu, o outro e o nós
• Traços, Sons, Cores e Formas
• O eu, o outro e o nós
• Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
• O eu, o outro e o nós
• Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
• Traços, Sons, Cores e Formas
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Corpos, Gestos e Movimentos
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• O eu, o outro e o nós
• Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

História:

Além de muito divertida, essa história pode incentivar que as crianças de 0 a 8 anos conversem e realizem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que as ajudem a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:

•    Você sabia que as abelhas são importantes para preservar os ecossistemas?
•    Você consegue imaginar como as plantas e os alimentos que comemos dependem das abelhas?
•    Como seria o mundo sem as abelhas?
•    O que vocês acham que podemos fazer para ajudar a proteger as abelhas e garantir que continuem a desempenhar seu papel no ecossistema?
 

Eco-Ideias:

Quem já brincou de queimada? E que tal inovar? Experimente brincar de Queimada abelha rainha!


 

• 0 a 3 Anos – Brincar de abelha: brincar de imitar as abelhas visitando as flores e seu zumbido.
• 4 e 5 Anos – Desenhar um jardim: montar com as crianças um jardim grande e colorido tridimensional e depois desenhar abelhas entre as flores.
• 6 a 8 Anos – Colmeia de palavras: dividir as crianças em pequenos grupos e propor que cada uma construa uma colmeia a partir de materiais recicláveis e escrevam palavras relacionadas às abelhas. Quando todos terminarem, podem apresentar suas colmeias.