Direitos de Aprendizagem

Conhecer-se Participar

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

Andrea Soares e Leandro Medina nos convidam a uma viagem de barco para navegarmos na fascinante história das crianças que plantaram um rio. Isso mesmo, um rio! Vocês conseguem imaginar uma coisa dessas? Tem ainda o Arapapá, o passarinho mais fofinho e curioso da floresta, que aprende muitas coisas interessantes quando visita a sua avó Arapapéia, e um passeio pela Amazônia! Vem!

Neste Programa você vai encontrar:

Neste Programa você vai encontrar:
BNCC História Arapapá Hora da brincadeira Naturezas do Brasil Café com Pupunha Hora da entrevista
Direito de Aprendizagem Conhecer-se Expressar Conviver
Participar
Brincar
Expressar
Explorar
Conviver
Participar
Explorar
Conhecer-se
Expressar
Campos de Experiência • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
• O eu, o outro e o nós
• Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
• Corpos, Gestos e Movimentos
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Traços, Sons, Cores e Formas
• O eu, o outro e o nós
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• O eu, o outro e o nós
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

História:

Além de muito divertida, essa história pode incentivar que as crianças de 0 a 8 anos conversem e realizem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que as ajudem a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
 

•    Você sabe o que é trapiche?
•    Já viu um rio que transborda e emagrece?
•    Sua avó te conta histórias? Qual delas é a sua preferida?
•    E se um rio que você conhece secasse, o que você faria para ajudá-lo?
 

Arapapá:

Arapapá e sua avó falam sobre a situação preocupante da natureza e nos convidam a ajudar a preservá-la, e todos precisam colaborar, inclusive as crianças!
 

• 0 a 3 Anos – Explorar sons da natureza: levar os bebês para fora da sala de referência e perceber os sons da natureza ao redor.
• 4 e 5 Anos – Escultura de pedras: se tiver acesso fácil a pedras, levar as crianças para que façam esculturas usando as pedras. Caso não tenha, pedir a colaboração da família para que mandem pedras para que as crianças brinquem.
• 6 a 8 Anos – Ateliês de trabalho: organizar a sala de referência para que as crianças tenham acesso a diferentes propostas de manipular elementos da natureza e produzir colagens, esculturas, pinturas etc.