Direitos de Aprendizagem
Conhecer-se ParticiparCampos de Experiência
O eu, o outro e o nós Escuta, Fala, Pensamento e ImaginaçãoAndrea Soares e Leandro Medina nos convidam a uma viagem de barco para navegarmos na fascinante história das crianças que plantaram um rio. Isso mesmo, um rio! Vocês conseguem imaginar uma coisa dessas? Tem ainda o Arapapá, o passarinho mais fofinho e curioso da floresta, que aprende muitas coisas interessantes quando visita a sua avó Arapapéia, e um passeio pela Amazônia! Vem!
Neste Programa você vai encontrar:
BNCC | História | Arapapá | Hora da brincadeira | Naturezas do Brasil | Café com Pupunha | Hora da entrevista |
---|---|---|---|---|---|---|
Direito de Aprendizagem | Conhecer-se Expressar | Conviver Participar |
Brincar Expressar |
Explorar Conviver |
Participar Explorar |
Conhecer-se Expressar |
Campos de Experiência | • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações |
• O eu, o outro e o nós • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações |
• Corpos, Gestos e Movimentos • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação |
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Traços, Sons, Cores e Formas |
• O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação |
• O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação |
História:
Além de muito divertida, essa história pode incentivar que as crianças de 0 a 8 anos conversem e realizem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que as ajudem a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
• Você sabe o que é trapiche?
• Já viu um rio que transborda e emagrece?
• Sua avó te conta histórias? Qual delas é a sua preferida?
• E se um rio que você conhece secasse, o que você faria para ajudá-lo?
Arapapá:
Arapapá e sua avó falam sobre a situação preocupante da natureza e nos convidam a ajudar a preservá-la, e todos precisam colaborar, inclusive as crianças!
• 0 a 3 Anos – Explorar sons da natureza: levar os bebês para fora da sala de referência e perceber os sons da natureza ao redor.
• 4 e 5 Anos – Escultura de pedras: se tiver acesso fácil a pedras, levar as crianças para que façam esculturas usando as pedras. Caso não tenha, pedir a colaboração da família para que mandem pedras para que as crianças brinquem.
• 6 a 8 Anos – Ateliês de trabalho: organizar a sala de referência para que as crianças tenham acesso a diferentes propostas de manipular elementos da natureza e produzir colagens, esculturas, pinturas etc.