Direitos de Aprendizagem
Brincar Conviver ParticiparCampos de Experiência
O eu, o outro e o nós Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Corpos, Gestos e MovimentosNeste episódio, Carol Levy apresenta a História, O homem e a árvore sagrada, será que existe apenas uma árvore sagrada?... Então vem conhecer!
Neste Programa você vai encontrar:
BNCC | História | Você Sabia? Garrafa Pet | Personagens (Eusébio e Aurora) | Você Sabia? Óleo de cozinha vira sabão | Dicas de Dona Tarta (Compostagem) |
---|---|---|---|---|---|
Direito de Aprendizagem | Brincar, Conhecer-se, Conviver |
Brincar, Expressar e Explorar |
Brincar, Conhecer-se | Brincar, Conhecer-se | Brincar,Conviver Participar e Explorar |
Campos de Experiência | • O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações |
• O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Traços, Sons, Cores e Formas • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações • Corpos, Gestos e Movimentos |
• O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Corpos, Gestos e Movimentos |
• O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Corpos, Gestos e Movimentos |
• O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Traços, Sons, Cores e Formas • Corpos, Gestos e Movimentos |
História:
Além de muito divertida, essa história pode incentivar que as crianças de 0 a 8 anos conversem e realizem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que as ajudem a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
• Você acredita que exista alguma árvore sagrada?
• Sabe qual é a maior árvore brasileira?
• Você acha que somos todos natureza? Porque?
• Que tal fazer uma lista com o nome das árvores que a turma conhece?
Brincar lá fora:
• 0 a 3 Anos – Brincando com a terra: proporcionar para os bebês a brincadeira na terra e com a terra, podem incluir diversas folhas e flores, vejam quanta criatividade dos bebês!
• 4 e 5 Anos – Pega-Pega: Brincar de pega-pega com as crianças, você pode ir ampliando aos poucos o espaço da brincadeira! um pique, uma pessoa que pega e todo mundo corre!
• 6 a 8 Anos – Colheita: Peça às crianças que elas colham junto com as famílias, em parques, no caminho para a escola, em casa…diferentes objetos da natureza! Gravetos, flores, pedras, folhas, sementes. Depois proponha em sala, que as crianças classifiquem e organizem os materiais, inventem brincadeira ou arte! Brinquem!