Direitos de Aprendizagem

Conviver Explorar

Campos de Experiência

Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

Neste episódio, Mafuane Oliveira e Samara Rosa nos apresentarão a história de Wangari Maathai, a mulher que plantou 1 milhão de árvores em um país chamado Quênia. Vamos conhecer um pouco sobre o estado do Pará e ouvir poesia e a voz da “Dupla Ecoconsciente”. Fique por aqui!

Neste Programa você vai encontrar:

Neste Programa você vai encontrar:
BNCC História Eco-Versos Fala Maninha! Eco-Ideias
Direito de Aprendizagem Conviver
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Expressar
Explorar
Brincar
Conviver
Brincar
Explorar
Campos de Experiência • O eu, o outro e o nós
• Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Corpos, Gestos e Movimentos
• Traços, Sons, Cores e Formas
• Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

História:

Além de muito divertida, essa história pode incentivar que as crianças de 0 a 8 anos conversem e realizem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que as ajudem a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:

•     Você já ouviu falar do Quênia? Onde fica esse país?
•     Por que é importante plantar mais árvores? O que acha da ideia de plantar algumas mudas?
•     O que acontece com os animais quando as árvores são cortadas? Como podemos ajudá-los?
•     Como as árvores nos ajudam a ter o ar limpo para respirar?
 

Eco-Ideias:

Que tal olhar pela sua janela e procurar árvores que se repetem ao seu redor? Como elas são?


 

• 0 a 3 Anos – Sentir as árvores: sair com os bebês para observar e sentir as árvores e deixar que eles toquem no caule, sintam a textura e comentem se gostaram.
• 4 e 5 Anos – Retratando a natureza: depois de observar as árvores pela janela, levar as crianças para observarem de perto e sentir a árvore que escolheram, levar papel e giz de cera para realizarem um desenho de observação.
• 6 a 8 Anos – Brincar de estátua: durante a brincadeira, escolher posições e expressões que as crianças precisam fazer: cara de medo, língua para fora, parar com uma perna só etc.