Direitos de Aprendizagem
Conviver ExplorarCampos de Experiência
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e TransformaçõesNeste episódio, Mafuane Oliveira e Samara Rosa nos apresentarão a história de Wangari Maathai, a mulher que plantou 1 milhão de árvores em um país chamado Quênia. Vamos conhecer um pouco sobre o estado do Pará e ouvir poesia e a voz da “Dupla Ecoconsciente”. Fique por aqui!
Neste Programa você vai encontrar:
BNCC | História | Eco-Versos | Fala Maninha! | Eco-Ideias |
---|---|---|---|---|
Direito de Aprendizagem | Conviver Participar |
Expressar Explorar |
Brincar Conviver |
Brincar Explorar |
Campos de Experiência | • O eu, o outro e o nós • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações |
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações |
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Corpos, Gestos e Movimentos |
• Traços, Sons, Cores e Formas • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações |
História:
Além de muito divertida, essa história pode incentivar que as crianças de 0 a 8 anos conversem e realizem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que as ajudem a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
• Você já ouviu falar do Quênia? Onde fica esse país?
• Por que é importante plantar mais árvores? O que acha da ideia de plantar algumas mudas?
• O que acontece com os animais quando as árvores são cortadas? Como podemos ajudá-los?
• Como as árvores nos ajudam a ter o ar limpo para respirar?
Eco-Ideias:
Que tal olhar pela sua janela e procurar árvores que se repetem ao seu redor? Como elas são?
• 0 a 3 Anos – Sentir as árvores: sair com os bebês para observar e sentir as árvores e deixar que eles toquem no caule, sintam a textura e comentem se gostaram.
• 4 e 5 Anos – Retratando a natureza: depois de observar as árvores pela janela, levar as crianças para observarem de perto e sentir a árvore que escolheram, levar papel e giz de cera para realizarem um desenho de observação.
• 6 a 8 Anos – Brincar de estátua: durante a brincadeira, escolher posições e expressões que as crianças precisam fazer: cara de medo, língua para fora, parar com uma perna só etc.