Direitos de Aprendizagem
Brincar Conhecer-se ParticiparCampos de Experiência
O eu, o outro e o nós Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Corpos, Gestos e MovimentosAndrea Soares e Leandro Medina vão trazer pra vocês a história da índia Naiá e de como ela se transformou na Lenda da Vitória-Régia, a flor que só abre de madrugada. Tem curiosidades sobre o xibé, uma comida tradicional da Amazônia e o arapapá, o passarinho mais curioso da floresta. Chama todo mundo que o programa de hoje está muito legal.
Neste Programa você vai encontrar:
| BNCC | História | Alimentação Ximbé | Vocabulário Língua tupi Pirá | Personagens Arapapá O corpo é seu! | Brincadeira Cantada | 
|---|---|---|---|---|---|
| Direito de Aprendizagem | Brincar Conhecer-se Explorar | Brincar Explorar | Brincar Conhecer-se Expressar Participar | Brincar Conhecer-se Expressar Conviver Participar | Brincar Expressar Participar | 
| Campos de Experiência | · O eu, o outro e o nós · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações | · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Traços, Sons, Cores e Formas · Corpos, Gestos e Movimentos | · O eu, o outro e o nós · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Corpos, Gestos e Movimentos | · O eu, o outro e o nós · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Corpos, Gestos e Movimentos | 
História:
Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
•    Você conhece a vitória-régia? Sabia que essa planta tem uma folha redonda bem grande que pode chegar a ter até 2,5 metros de diâmetro!
•    Se você quisesse se tornar uma estrela, o que faria?
•    Naiá chamou suas amigas e foram em busca da luz da lua. Quem você chamaria para uma aventura assim? Me diz o nome dos seus amigos!
•    E se você pudesse mudar o final da história de Naiá, como ela seria?
Brincadeira do Troca:
Sim e Não / Dedo e Dado – Brincadeira musicada que brinca de trocar as palavras, e é só seguir as orientações do Leandro e o ritmo do tambor!
0 a 3 anos – Brincadeira do troca – Combinar com as crianças que elas dirão palavras contrárias: sim/não ... dia/noite ... feliz/triste.
4 e 5 anos – Morto/Vivo ao contrário – Brincar de morto/vivo ao contrário, assim: toda vez em que disser “vivo” tem que abaixar e toda vez em que disser “morto” tem que levantar!!!
6 a 8 anos – Outras palavras – Organizar com as crianças uma lista de antônimos!
 
   
           
          