Direitos de Aprendizagem

Brincar Explorar Participar

Campos de Experiência

Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Corpos, Gestos e Movimentos

Neste Programa você vai encontrar:

Neste programa você vai encontrar
BNCC Core
Arco-íris
Brincadeira – Bolha de Sabão
Direito de Aprendizagem Brincar
Expressar
Participar
Explorar
Brincar
Conhecer-se
Expressar
Participa
Campos de Experiência • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Traços, Sons, Cores e Formas
• O eu, o outro e o nós
• Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
• Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
• Corpos, Gestos e Movimentos

História:

O arco-íris é um fenômeno da natureza que, além de lindo, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:

• Você já viu um arco-íris? Saberia desenhar um?

• Você conhece ou já ouviu outra história sobre arco-íris?

• Quais são as cores do arco-íris?

Experiências:

• 0 a 3 Anos – Buscar objetos – Pedir que os bebês procurem objetos na sala que tenham as cores do arco-íris.

• 4 e 5 Anos – Criar arco-íris no papel – Este experimento pode ser realizado em duplas ou trios, sendo que cada grupo precisa ter dois potes de vidro transparentes com dois dedos de água e uma folha de papel-toalha da largura dos potes. Em cada ponta do papel-toalha as crianças pintam com canetinha hidrocor à base de água tiras de 2 cm com as 7 cores, uma ao lado da outra. Explorar com as crianças suas hipóteses a respeito do que vai acontecer quando colocarem cada uma das pontas do papel-toalha nos potes. Após colocarem as pontas do papel-toalha nos potes (uma ponta em cada pote), observar o que acontece.

• 6 a 8 Anos – Experiência com cores – Separar 6 potinhos pequenos de vidro transparentes, encher de água até a altura de dois dedos, pingar em 3 deles aquarela líquida ou corante alimentar nas cores amarelo, vermelho e azul; os outros 3 potinhos devem conter apenas água. Intercalar os potinhos com cor e sem cor em um círculo. Dobrar 6 folhas de papel-toalha separadamente e colocar uma ponta de cada nos potinhos, conectando todos. Perguntar às crianças o que acham que irá acontecer. Deixar que registrem suas hipóteses em um papel. Guardar os potinhos e observar o que aconteceu no outro dia. As crianças podem registrar o resultado do experimento.