Direitos de Aprendizagem
Brincar Explorar ParticiparCampos de Experiência
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Corpos, Gestos e MovimentosNeste Programa você vai encontrar:
BNCC | Core Arco-íris |
Brincadeira – Bolha de Sabão |
---|---|---|
Direito de Aprendizagem | Brincar Expressar Participar Explorar |
Brincar Conhecer-se Expressar Participa |
Campos de Experiência | • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Traços, Sons, Cores e Formas |
• O eu, o outro e o nós • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações • Corpos, Gestos e Movimentos |
História:
O arco-íris é um fenômeno da natureza que, além de lindo, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
• Você já viu um arco-íris? Saberia desenhar um?
• Você conhece ou já ouviu outra história sobre arco-íris?
• Quais são as cores do arco-íris?
Experiências:
• 0 a 3 Anos – Buscar objetos – Pedir que os bebês procurem objetos na sala que tenham as cores do arco-íris.
• 4 e 5 Anos – Criar arco-íris no papel – Este experimento pode ser realizado em duplas ou trios, sendo que cada grupo precisa ter dois potes de vidro transparentes com dois dedos de água e uma folha de papel-toalha da largura dos potes. Em cada ponta do papel-toalha as crianças pintam com canetinha hidrocor à base de água tiras de 2 cm com as 7 cores, uma ao lado da outra. Explorar com as crianças suas hipóteses a respeito do que vai acontecer quando colocarem cada uma das pontas do papel-toalha nos potes. Após colocarem as pontas do papel-toalha nos potes (uma ponta em cada pote), observar o que acontece.
• 6 a 8 Anos – Experiência com cores – Separar 6 potinhos pequenos de vidro transparentes, encher de água até a altura de dois dedos, pingar em 3 deles aquarela líquida ou corante alimentar nas cores amarelo, vermelho e azul; os outros 3 potinhos devem conter apenas água. Intercalar os potinhos com cor e sem cor em um círculo. Dobrar 6 folhas de papel-toalha separadamente e colocar uma ponta de cada nos potinhos, conectando todos. Perguntar às crianças o que acham que irá acontecer. Deixar que registrem suas hipóteses em um papel. Guardar os potinhos e observar o que aconteceu no outro dia. As crianças podem registrar o resultado do experimento.