Direitos de Aprendizagem
Brincar Expressar ParticiparCampos de Experiência
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Traços, Sons, Cores e Formas Corpos, Gestos e MovimentosOs tambores possuem gramáticas próprias. Eles, afinal, contam histórias, conversam com as mulheres, homens e crianças, modelam co ndutas e ampliam os horizontes do mundo. Vamos conhecer a lenda do tambor Batá e perceber que o som do tambor nos une. No episódio, o batidão do funk se une ao maculelê e a outros ritmos. Kemla Baptista conversa com o professor, escritor e funkeiro Carlos Carvalho sobre como o funk pode ser transformador e educativo. Conta a história de um tambor que salvou o mundo e convida vocês para conhecer a história da menina Akili e seu tambor falante, pela voz de sua autora, a atriz, cantora e escritora Verônica Bonfim.
Neste Programa você vai encontrar:
BNCC | História | Curiosidade Iorubá |
Entrevista | Música Cabecilé |
---|---|---|---|---|
Direito de Aprendizagem | Brincar Expressar Participar Explorar |
Brincar Expressar Participar |
Brincar Expressar Explorar |
Brincar Expressar Conviver Participar Explorar |
Campos de Experiência | · O eu, o outro e o nós · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações · Corpos, Gestos e Movimentos |
· O eu, o outro e o nós · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Corpos, Gestos e Movimentos |
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Corpos, Gestos e Movimentos |
· O eu, o outro e o nós · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Corpos, Gestos e Movimentos |
História:
Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
• O que você sabe sobre o tambor? Que instrumento é esse?
• Você conhece outros instrumentos de percussão?
• Que ritmo de música usa o tambor? Você sabe?
• E de funk? Você gosta?
Curiosidade:
Tambor – Kemla nos conta curiosidades sobre tambores! E você? Tem um tambor dentro do peito?
0 a 3 anos –Tambor de sucata – Que tal fazer de sucata um tambor? Qual será a língua dos tambores?
4 e 5 anos – Massagem – No ritmo da música propor que as crianças façam uma massagem no seu colega!
6 a 8 anos – Achando o próprio tambor – Propor que as crianças achem onde está o próprio tambor, será que eles sabem? Será que vão descobrir que é o próprio coração? Que tal ouvir vários estilos de música que tenham tambor! E os tambores japoneses, já ouviram falar?