Direitos de Aprendizagem

Brincar Expressar Participar

Campos de Experiência

Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Traços, Sons, Cores e Formas Corpos, Gestos e Movimentos

Os tambores possuem gramáticas próprias. Eles, afinal, contam histórias, conversam com as mulheres, homens e crianças, modelam co ndutas e ampliam os horizontes do mundo. Vamos conhecer a lenda do tambor Batá e perceber que o som do tambor nos une. No episódio, o batidão do funk se une ao maculelê e a outros ritmos. Kemla Baptista conversa com o professor, escritor e funkeiro Carlos Carvalho sobre como o funk pode ser transformador e educativo. Conta a história de um tambor que salvou o mundo e convida vocês para conhecer a história da menina Akili e seu tambor falante, pela voz de sua autora, a atriz, cantora e escritora Verônica Bonfim.

Neste Programa você vai encontrar:

Neste programa você vai encontrar
BNCC História Curiosidade
Iorubá
Entrevista Música
Cabecilé
Direito de Aprendizagem Brincar
Expressar
Participar
Explorar
Brincar
Expressar
Participar
Brincar
Expressar
Explorar
Brincar
Expressar
Conviver
Participar
Explorar
Campos de Experiência · O eu, o outro e o nós
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
· Corpos, Gestos e Movimentos
· O eu, o outro e o nós
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Corpos, Gestos e Movimentos
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Corpos, Gestos e Movimentos
· O eu, o outro e o nós
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Corpos, Gestos e Movimentos

História:

Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:

•    O que você sabe sobre o tambor? Que instrumento é esse?
•    Você conhece outros instrumentos de percussão?
•    Que ritmo de música usa o tambor? Você sabe?
•    E de funk? Você gosta?
 

Curiosidade:

Tambor – Kemla nos conta curiosidades sobre tambores! E você? Tem um tambor dentro do peito?
0 a 3 anos –Tambor de sucata – Que tal fazer de sucata um tambor? Qual será a língua dos tambores?
4 e 5 anos – Massagem – No ritmo da música propor que as crianças façam uma massagem no seu colega!
6 a 8 anos – Achando o próprio tambor – Propor que as crianças achem onde está o próprio tambor, será que eles sabem? Será que vão descobrir que é o próprio coração? Que tal ouvir vários estilos de música que tenham tambor! E os tambores japoneses, já ouviram falar?