Direitos de Aprendizagem
Brincar Conhecer-se ConviverCampos de Experiência
O eu, o outro e o nós Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Corpos, Gestos e MovimentosA nossa cabeça é lugar de invenção, de criar, guardar e repensar ideias. Já ouviram dizer que criança adora uma invenção?
Neste Programa você vai encontrar:
BNCC | História | Curiosidade Iorubá |
Entrevista | Música Cabecilé |
---|---|---|---|---|
Direito de Aprendizagem | Brincar Conhecer-se Conviver |
Brincar Conhecer-se Conviver |
Brincar Conviver |
Brincar Conviver |
Campos de Experiência | · O eu, o outro e o nós · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Corpos, Gestos e Movimentos |
· O eu, o outro e o nós · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Corpos, Gestos e Movimentos |
· O eu, o outro e o nós · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação |
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Traços, Sons, Cores e Formas · Corpos, Gestos e Movimentos |
História:
Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
• Como é que a gente memoriza as coisas?
• Como conseguimos guardar tantas informações?
• Quando você fica muito cansado, você faz o quê?
• E a sua cabeça, gosta de imaginar? Gosta de ter ideias?
Música Iorubá:
Tronco – cabeça – pé e mão... – O ritmo é o mesmo! Prestem atenção na letra!!!
0 a 3 anos – No ritmo – Brincar de cabeça, ombro, joelho e pé! Podemos brincar com os ritmos, propondo as crianças um ritmo bem de vagar ou mais acelerado!
4 e 5 anos – Jogo de memória – Que tal construir o próprio jogo da memória, com as partes do corpo? Cada criança desenha o mesmo desenho duas vezes (dois olhos, duas bocas, duas mãos). Depois colam esse desenho em um papelão mais dois
6 a 8 anos – Desenhando o corpo – A proposta aqui, é que as crianças desenhem o corpo visto internamente, onde fica o coração? Onde fica o pulmão? Quais são as hipóteses que as crianças tem?