Direitos de Aprendizagem

Brincar Expressar Conhecer-se Participar

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

Neste programa Mafuane Oliveira conta como o mundo foi criado a partir de um instrumento musical que está presente em vários países da África! Teremos trava-línguas, adivinha e um encontro com a cantora Mariana Per, que dará dicas para as crianças que desejam ser cantoras, além de nos presentear com a cantoria da música “Neguinha, sim!”.

Neste Programa você vai encontrar:

BNCC História Música Entrevista História
Príncipe Medroso
Direito de Aprendizagem Brincar
Expressar
Explorar
Brincar
Conhecer-se
Expressar
Participar
Brincar
Conhecer-se
Participar
Brincar
Expressar
Participar
Campos de Experiência · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Traços, Sons, Cores e Formas
· Corpos, Gestos e Movimentos
· O eu, o outro e o nós
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Traços, Sons, Cores e Formas
· O eu, o outro e o nós
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Traços, Sons, Cores e Formas
· Corpos, Gestos e Movimentos
· O eu, o outro e o nós
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Traços, Sons, Cores e Formas

História:

Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:

•    Você conhece uma kalimba?
•    Que instrumento você usaria para criar um mundo?
•    E o seu cabelo? Como é?
•    Como você se descreveria para um amigo que não enxerga?
 

Adivinha:

O que é, o que é? Há muitas formas de brincar com adivinhas...
0 a 3 anos – Adivinhando o desenho - As crianças têm acesso apenas a uma parte do desenho e tenha adivinhar que desenho é.
4 e 5 anos – Adivinhando – Primeiro escolhe um tema (frutas, instrumentos, comida, animais...) e aí apenas diz para os colegas as características, até o outro descobrir.
6 a 8 anos – O que é, o que é? - Conversar com as crianças para levantar uma lista de “o que é, o que é!”.