Direitos de Aprendizagem
Brincar ExpressarCampos de Experiência
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e TransformaçõesVocê já viu um nabo gigante? Não? Pois neste programa você vai conhecer a história de um nabo que era tão grande que ninguém conseguia arrancá-lo para comer.Também vamos dançar ao som da chuva com a música Pligli-ploc, aprenderemos uma brincadeira superlegal de adivinhar os animais com o Euzébio e a Aurora, vamos ouvir um trava-língua e descobrir que o banho pode ser muito mais gostoso com o nosso amigo, o Pangaré.
 
Neste Programa você vai encontrar:
| BNCC | História | Música | Personagens Euzébio e Aurora | Trava-Língua | 
|---|---|---|---|---|
| Direito de Aprendizagem | Brincar Expressar Participar Explorar | Brincar Expressar Participar | Brincar Expressar Participar | Brincar Expressar Explorar | 
| Campos de Experiência | · O eu, o outro e o nós · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Traços, Sons, Cores e Formas · Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações · Corpos, Gestos e Movimentos | · O eu, o outro e o nós · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Traços, Sons, Cores e Formas · Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações · Corpos, Gestos e Movimentos | · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Corpos, Gestos e Movimentos | · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Traços, Sons, Cores e Formas | 
História:
Ela possibilita uma infinidade de investigações com as crianças de 0 a 8 anos. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
•    Desenhar a parte que mais gostou da história.
•    Realizar um levantamento com as crianças sobre quem conhece, já comeu, quem gosta, quem não gosta de nabo.
•    Conversar sobre as características físicas, seus nutrientes, seus benefícios para a saúde.
•    Plantar e colher nabo e outras raízes. 
•     Investigar receitas que podem ser feitas com nabo – as crianças podem trazer receitas das suas famílias.
 
Personagens:
Euzébio e Aurora – Nesse episódio, eles falam da importância de lavar as mãos corretamente e depois brincam de adivinhando um animal. Na brincadeira, Aurora imagina um animal e Euzébio tenta adivinhar; ele vai dando características até descobrir o animal.
0 a 3 anos – Brincar de imitar o animal – Escolher um animal e todo o grupo imita o animal escolhido.
4 e 5 anos – Brincar de adivinhar o animal – Separando as crianças em duplas, primeiro uma criança escolhe o animal mentalmente e a outra criança tenta adivinhar, e depois inverte.
6 a 8 anos – Brincar de adivinhar o animal e elaborar um livro dos animais adivinhados -
Organizando as crianças em duplas, primeiro uma criança escolhe o animal mentalmente e a outra criança tenta adivinhar, e depois inverte. Listar todos os animais adivinhados na brincadeira. Cada criança escolhe um animal para desenhar. Com todos os desenhos monta-se um livro de animais adivinhados da turma!
 
 
   
           
          