Direitos de Aprendizagem

Brincar Conhecer-se Conviver Explorar

Campos de Experiência

O eu, o outro e o nós Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Traços, Sons, Cores e Formas Corpos, Gestos e Movimentos

Neste episódio trazemos referências sobre o que é um quilombo através das histórias adquiridas nas andanças do mestre griô Ivamar dos Santos, assim como propomos a experiência de tocar percussão com o próprio corpo, além das citações dos vários ritmos quilombolas.

Neste Programa você vai encontrar:

Neste programa você vai encontrar
BNCC Momento do Axé Música
O que é um Quilombo
Brincadeira
Percussão com o corpo
Pavulagem
Direito de Aprendizagem Brincar
Conhecer-se
Explorar
Brincar
Conhecer-se
Conviver
Explorar
Brincar
Conhecer-se
Explorar
Brincar
Conhecer-se
Conviver
Participar
Campos de Experiência · O eu, o outro e o nós
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Traços, Sons, Cores e Formas
· Corpos, Gestos e Movimentos
· O eu, o outro e o nós
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Corpos, Gestos e Movimentos
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Traços, Sons, Cores e Formas
· Corpos, Gestos e Movimentos
· O eu, o outro e o nós
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Traços, Sons, Cores e Formas

História:

Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:

•    Usando a imaginação, desenhar um quilombo.
•    Você conhece o mar? Já viajou de barco?
•    Conhece algum quilombola?
 

Brincadeira:

Brincadeira – Brincando de tambor com o corpo é o que o mestre Ivamar ensina neste episódio. Mistura ritmo, atenção e o corpo! 
0 a 3 anos –  Ritmo em palmas – Brincar de ritmos com as crianças, usando as palmas e as músicas conhecidas por elas. 
4 e 5 anos –  Ritmo coletivo – Combinar com as crianças uma sequência de ritmos para seguir junto, usando apenas o corpo!
6 a 8 anos –  Escrevendo o ritmo – Combinar com as crianças uma figura que signifique o toque, por exemplo, quando for palmas é uma flor, quando for bater com a mão na barriga o símbolo é um coração... E assim por diante. Em um papel as crianças desenham três flores e quatro corações, o que significa que o ritmo é: três batidas de mão, quatro batidas na barriga... Dá pra montar uma orquestra de percussão com o corpo!