Direitos de Aprendizagem
Brincar Conhecer-se Conviver ExplorarCampos de Experiência
O eu, o outro e o nós Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Traços, Sons, Cores e Formas Corpos, Gestos e MovimentosNeste episódio trazemos referências sobre o que é um quilombo através das histórias adquiridas nas andanças do mestre griô Ivamar dos Santos, assim como propomos a experiência de tocar percussão com o próprio corpo, além das citações dos vários ritmos quilombolas.
Neste Programa você vai encontrar:
BNCC | Momento do Axé | Música O que é um Quilombo |
Brincadeira Percussão com o corpo |
Pavulagem |
---|---|---|---|---|
Direito de Aprendizagem | Brincar Conhecer-se Explorar |
Brincar Conhecer-se Conviver Explorar |
Brincar Conhecer-se Explorar |
Brincar Conhecer-se Conviver Participar |
Campos de Experiência | · O eu, o outro e o nós · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Traços, Sons, Cores e Formas · Corpos, Gestos e Movimentos |
· O eu, o outro e o nós · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Corpos, Gestos e Movimentos |
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Traços, Sons, Cores e Formas · Corpos, Gestos e Movimentos |
· O eu, o outro e o nós · Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação · Traços, Sons, Cores e Formas |
História:
Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:
• Usando a imaginação, desenhar um quilombo.
• Você conhece o mar? Já viajou de barco?
• Conhece algum quilombola?
Brincadeira:
Brincadeira – Brincando de tambor com o corpo é o que o mestre Ivamar ensina neste episódio. Mistura ritmo, atenção e o corpo!
0 a 3 anos – Ritmo em palmas – Brincar de ritmos com as crianças, usando as palmas e as músicas conhecidas por elas.
4 e 5 anos – Ritmo coletivo – Combinar com as crianças uma sequência de ritmos para seguir junto, usando apenas o corpo!
6 a 8 anos – Escrevendo o ritmo – Combinar com as crianças uma figura que signifique o toque, por exemplo, quando for palmas é uma flor, quando for bater com a mão na barriga o símbolo é um coração... E assim por diante. Em um papel as crianças desenham três flores e quatro corações, o que significa que o ritmo é: três batidas de mão, quatro batidas na barriga... Dá pra montar uma orquestra de percussão com o corpo!