Direitos de Aprendizagem

Brincar Expressar Explorar Participar

Campos de Experiência

Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações Corpos, Gestos e Movimentos

Para muitos povos africanos o alimento tem uma importância que vai além da função de encher a nossa barriguinha. A comida é preparada e saboreada coletivamente e nesse processo muitas histórias são contadas e recontadas. Neste episódio vou contar uma história da tradição Iorubá que nos revela como Xangô ensinou os homens e as mulheres a usar o fogo para cozinhar. Comidas faladeiras que adoram contar histórias ganham vida através das músicas com “Iyá Iyá” e os “Erês”.

Neste Programa você vai encontrar:

Neste programa você vai encontrar
BNCC História Música Entrevista
Direito de Aprendizagem Brincar
Expressar
Participar
Explorar
Brincar
Expressar
Brincar
Expressar
Participar
Campos de Experiência · O eu, o outro e o nós
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
· Corpos, Gestos e Movimentos
· O eu, o outro e o nós
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
· Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
· O eu, o outro e o nós
· Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

História:

Essa história, além de muito divertida, pode incentivar as crianças de 0 a 8 anos a conversarem e realizarem uma infinidade de investigações a partir de perguntas que podem ajudá-las a questionar o mundo. Você pode perguntar ou incentivá-las a:

•    Qual tipo de prato você prefere usar pra comer?
•    Qual a sua comida preferida?
•    E fruta, verdura... Você gosta?
•    Que tal fazer uma receita de bolo com as crianças? Temos umas receitas que só precisam dos ingredientes, do liquidificador, de uma forma e de um forno! 
•    Conhece os alimentos vivos?
 

Usando o Fogo:

Sim! Trabalhos que utilizam o fogo podem ser feitos com as crianças da educação infantil!
0 a 3 anos – Faz de Conta – Brincando de cozinhar – Prepara o ambiente para as crianças brincarem de comidinha, de cozinhas... Pode até ter fogo de brincadeirinha! 
4 e 5 anos – Giz de cera derretido – As crianças podem desenhar derretendo o giz de cera em uma vela, mas essa atividade precisa ser acompanhada sempre por um adulto!
6 a 8 anos – E o fogo? Como surgiu? Pra que precisamos? Essas perguntas podem gerar uma investigação sobre o fogo... Que tal?